News
04 de Agosto de 2011
Rino Mania
Quim Alcantara, Rüno: Rinoceronte de Dürer - AUTVIS/2011
Artistas filiados da AUTVIS, Quim Alcantara, Mi Castelani e Hans Hosse participam da Rino Mania
Sobre seu projeto "Rüno: Rinoceronte de Dürer", Quim Alcantara discorre:
“Enviei uma proposta detalhada sobre meu projeto para personalizar um dos rinocerontes, e fui selecionado na avaliação do júri especializado.
Para o projeto, comecei buscando referências de animais nas artes e encontrei uma imagem de Albrecht Dürer feita em 1515, feita apenas sobre uma descrição escrita e um rascunho, pois nunca tinha havido um rinoceronte na Europa desde o Império Romano.
Sobre a obra, diz-se que "provavelmente nenhuma imagem de um animal exerceu uma tão profunda influência nas artes".
Fiz uma correlação entre o Rinoceronte de Dürer e a escultura de Salvador Dalí (Rinoceronte vestido con puntillas, de 1956) que é uma representação muito fiel do desenho de Dürer.
No projeto, usei meu repertório artístico para criar uma interpretação contemporânea do Rinoceronte de Dürer (pós-Dalí).
Assim, a simplificação das formas e sobreposição de elementos geométricos aparecem claramente na pintura. Para manter a atualização da linguagem, usei somente tintas a base d’água com pigmentos orgânicos inexistentes nas épocas anteriores e abusei da saturação, resultando em cores cítricas altamente refletivas."
Veja mais obras de Quim na Galeria da AUTVIS
Sobre seu projeto "Natu Rino", Mi Castelani discorre
"O meu projeto tem como tema - todo colorido da natureza como apelo à sua presevação - . Usei a técnica mista própria do meu trabalho, que consiste em textura com massa preparada, com fórmula prórpia, tinta acrílica e colagens, visando a recilcagem de papéis e o grafismo branco que marca meu trabalho"
Sobre o projeto Rino Mania:
"Em setembro, o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), será ponto de partida para uma mania que promete impactar o cenário cultural da cidade: a Rino Mania.
Patrocinada pela Duratex em comemoração aos seus 60 anos, a exposição reunirá, durante um mês, 60 esculturas de rinocerontes pintadas por artistas, que participaram de uma seleção pública.
Participaram do comitê de seleção: Olivio Guedes, galerista, professor da USP e diretor cultural do Mube, Eduardo Lima, diretor de Criação da F/Nazca e presidente do Clube de Criação de São Paulo, Renato Magalhães Gouvêa, marchand e um dos maiores conhecedores de arte contemporânea do Brasil, Rui Amaral, galerista, artista plástico, arte-educador e um dos precursores do movimento grafite em São Paulo e Lia Carneiro, Diretora de Comunicação da Duratex.
Distribuídas em pontos estratégicos, a intenção é transformar o visual da cidade em uma savana urbana colorida, levando o inusitado da arte e sofisticação para o dia a dia da população.
Arte e educação são os princípios que movem o projeto. Ao final, ocorrerá um leilão cujos recursos serão destinados para projetos com foco em educação ambiental e preservação da vida selvagem.
Outras 15 esculturas de rinocerontes serão confeccionadas para compor uma exposição itinerante, que percorrerá 10 municípios que sediam nossas unidades fabris e florestais da Duratex.
Ao final, ocorrerá um leilão cujos recursos serão destinados para projetos/escolas e/ou entidades com foco em educação ambiental, preservação da vida selvagem etc."
........................................................
RINOCERONTES ESPALHADOS POR SÃO PAULO
Desde o dia 20 de setembro, acontece em São Paulo a exposição Rino Mania, projeto realizado pelo Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) e patrocinado pela Duratex. A mostra selecionou 60 esculturas de rinocerontes, os chamados Rinos, para serem espalhados em diversos pontos pela cidade de São Paulo. Outras 15 esculturas foram selecionadas para compor uma mostra itinerante que percorrerá outros onze municípios brasileiros.
Para o artista filiado da AUTVIS, Quim Alcantara, que tem a sua escultura na esquina da Oscar Freire com a Bela Cintra, a exposição é uma maneira de levar arte aos mais diversos públicos por toda São Paulo: “Essa exposição leva a arte onde quer que as pessoas estejam, seja no metrô, shopping, universidades e até mesmo pelas ruas”.
Outro artista também filiado da AUTVIS, Hans Hosse, tem o seu Rino exposto no Metrô Saúde, e espera conseguir atrair a atenção das pessoas que se depararem com a obra. “Espero que os Rinos consigam mudar, mesmo que em
um pequeno flash, a vida das pessoas”, revela.
Além de Quim Alcantara e Hans Hosse, a exposição conta com a escultura da também filiada da AUTVIS, Mi Castelani, que tem o seu Rino exposto na Avenida Paulista.
A exposição fica em São Paulo até dia 20 de outubro.
Linhas Comunicação
Autor: autvis