News

Museu Lasar Segall aumenta seu acervo

Herdeiros doaram à instituição fotos, objetos e gravuras do pintor



Espaço na Vila Mariana chega a 6.000 itens sobre o lituano, além de ser referência em áreas como cinema e teatro



A partir da tarde de hoje, todo o patrimônio do pintor lituano Lasar Segall (1891-1957) passa a integrar definitivamente o acervo do museu que leva o seu nome, na capital paulista.

A doação, que já havia sido anunciada em março deste ano pela coluna "Mônica Bergamo", da Ilustrada, partiu da iniciativa dos herdeiros do artista, que, desde a morte do pintor, mantinham guardados itens valiosos como gravuras, fotografias, quadros e outros objetos.

Com a doação, o acervo do Museu Lasar Segall, que atualmente compreende cerca de 3.000 obras do pintor modernista, passará a contar com outras 171 gravuras, oito quadros, 5.000 fotografias, 12 itens de mobiliário e 500 objetos pessoais, entre pincéis e palhetas que um dia já foram usados pelo artista.

Além disso, será doado também um imóvel pertencente à família de Segall, que já era usado para abrigar exposições temporárias e unidades administrativas, vizinho ao museu. A instituição fica na rua Berta, 111, no bairro da Vila Mariana.

Na cerimônia de doação estarão presentes o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o presidente do Instituto Brasileiro de Museus, José do Nascimento Júnior, que farão uma homenagem a Maurício Segall, herdeiro do gravurista naturalizado brasileiro.

Maurício, que dirigiu o museu por 30 anos, desde sua fundação em 1967 até 1997, foi também o responsável por definir os rumos da instituição. Foi durante a sua gestão que o museu acabou incorporado à Fundação Pró-Memória e, mais tarde, ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional).

REFERÊNCIA
Além de abrigar as obras de Segall, o museu também é referência em outras áreas da cultura.

Sua biblioteca reúne o acervo mais importante de teatro no país, contando com livros que já pertenceram a críticos de renome como Lopes Gonçalves, Georges Raeders e Anatol Rosenfeld.

O Cine Segall faz parte do circuito cultural paulistano e frequentemente exibe filmes de arte nas dependências internas do museu.

Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1208201012.htm


 

Autor: Folha de S. Paulo

REDES SOCIAIS AUTVIS