News

O ballet de Degas

Degas, Edgard - A estrela (Ballet)

 


Edgar Degas apaixonou-se pelo Opera Ballet de Paris e fez dele universo e tema que dominou todo o resto do seu trabalho. Em Londres, a Academia de Artes Real organiza exposição com trabalhos importantes do artista que é considerado o mestre da cor, da forma humana e do retrato de espaços vazios.
 

Degas foi tido pela crítica um artista radical e revolucionário. A mostra foca na preocupação do artista de incorporar ao seu trabalho o movimento da dança.

 

Para isso, começou documentando, em 1870, o ballet visto por ele, levondo isso até o final dos seus anos. Essa é a primeira exibição a mostrar um engajamento progressivo da figura no movimento. Primeiro, no contexto da fotografia e depois passado para o começo do que seria o filme.
 

A exibição explora o fascinante link entre Degas e a forma como ele via a dança e os experimentos inventivos feitos na mesma época na fotografia por Jules Etienne Marey e Eadweard Muybridge. A mostra demonstra como o artista foi além de criador de lindas imagens de ballet, mas também, moderno e radical que ensinou muito sobre a poesia visual.

 

Autor: Beatriz Monteiro - Catraca Livre

REDES SOCIAIS AUTVIS
 

Agenda

São Paulo

Olá Maurício !

18/07 a 15/12/2020 - Centro Cultural FIESP

Saiba Mais