News

Exposição de Giacometti

Quatre Figures sur un socle, 1950 (Foto: Rafael Adorján) - AUTVIS, 2012

 



Pinacoteca sedia maior exposição de Giacometti já trazida para América do Sul

 

 

A exposição do suíço foi aberta no último sábado, dia 24 de março, e fica à disposição do público até o dia 17 de junho


Em uma exposição densa, ampla e detalhada, a curadora e diretora da Fundação Alberto e Annette Giacometti, Véronique Wiesinger, selecionou criteriosamente 280 obras do artista entre esculturas, pinturas, fotografias e documentos para compor a primeira exposição significativa de Alberto Giacometti na América do Sul.
O artista figura na lista dos maiores expoentes da arte do século XX e é representado pela Associação Brasileira dos Direitos dos Autores Visuais – AUTVIS. A exposição está em cartaz na Pinacoteca de São Paulo, e segue até o dia 17 de junho.




A exposição apresenta uma retrospectiva completa, abordando várias linguagens de Giacometti e todos os seus períodos de criação. A curadora francesa Véronique Wiesinger destaca as influências da África e da Oceania presentes nesta seleção, que marcaram o início da obra madura do artista. “Pareceu-me importante enfatizar a influência de seu encontro com a arte africana em 1926. É no contato com a arte africana e oceânica que Giacometti elabora o conceito essencial de uma obra “viva”, mágica e forte, que perseguirá até o fim da vida”, pontua.




As obras estarão dispostas na Pinacoteca, em ordem cronológica e temática, ocupando todo o primeiro andar onde são apresentados, desde os retratos do artista executados por seu pai e por seu padrinho, ambos pintores, até as esculturas monumentais concebidas para Nova York. Ao final da vida, Giacometti publicou o livro Paris sans fin, ao qual a exposição dedica um espaço particular. “A exposição traz à baila os laços estreitos de Giacometti com a literatura e o mundo intelectual parisiense: André Breton e o surrealismo; Simone de Beauvoir, Jean-Paul Sartre e Jean Genet. Giacometti foi um verdadeiro pensador de sua prática artística”, conclui a curadora Véronique.

André Breton e Jean Genet também são representados da AUTVIS.





Serviço:
Exposição Alberto Giacometti: Coleção da Fondation Alberto et Annette Giacometti – Paris
Local: Pinacoteca do Estado – Praça da luz, 02/ Tel. (11) 3324-1000
Aberta de terça a domingo, das 10h às 18h; R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia).
Grátis aos sábados e às quintas-feiras



Produção: Base 7
 

Autor: Linhas Comunicação

REDES SOCIAIS AUTVIS
 

Agenda

São Paulo

Olá Maurício !

18/07 a 15/12/2020 - Centro Cultural FIESP

Saiba Mais