News

Arquitetura e humanidade nos traços de Alvar Aalto

© AALTO, ALVAR/ AUTVIS
Luminaire A338 (1958)

 

 

 

Formas onduladas, tijolos à vista e uso constante de madeira são características recorrentes nas obras do arquiteto Alvar Aalto, filiado à AUTVIS. Não são essas, porém, as particularidades que dão destaque ao seu trabalho. A perfeita harmonia da natureza com as construções e a preocupação com o bem estar do homem são o que tornam suas obras extraordinárias.


Há prédios onde é possível observar fileiras de madeiras que remetem às árvores de uma floresta. Outros dialogam com a paisagem natural local já existente. Uma de suas principais obras é o Sanatório de Tuberculose de Paimio, na Finlândia. A construção mescla o concreto do prédio e o verde do ambiente onde foi erguido.


Outro trabalho importante é o Instituto Finlandês de Tecnologia, em Otaniemim, situado próximo a capital do país, Helsinque. O formato da construção mostra em seu exterior um auditório ao ar livre. No campo do design, Aalto criou peças icônicas. A luminária Luminaire A338 (foto), a Poltrona 41 “Paiminio”, o Carrinho de Chá 901, a Chaise Lounge 43 e o Banco X601 são exemplos de suas criações.


Finlandês, nascido em Kuortane, no dia 3 de fevereiro de 1898, Hugo Alvar Henrik Aalto, fundou, em 1935, a Artek: empresa dedicada à produção de peças de design. Em 1946, nos Estados Unidos, tornou-se professor convidado do MIT, uma das melhores universidades do mundo. Até o ano de sua morte, em 1976, Aalto publicou diversos artigos cujos temas refletem as características de suas construções, como: “A humanização da arquitetura” e “A Madeira Como Material Construtivo”.

Autor: Linhas omunicação

REDES SOCIAIS AUTVIS
 

Agenda

São Paulo

Olá Maurício !

18/07 a 15/12/2020 - Centro Cultural FIESP

Saiba Mais