News

Recriando mundos

© Gomes, Ana / AUTVIS, 2015
Comunicação, 2015

 

 

A artista Ana Gomes caminha pelo universo infantil em suas telas, e leva a simplicidade desse mundo aos pinceis.

 


"Não sigo regras, elas me sufocam". É assim que a artista paulista Ana Gomes, filiada da AUTVIS desde 2005 descreve sua pintura. Ana começou a se interessar pelo mundo dos pinceis muito cedo, e da mesma forma que ela se define, sem seguir os caminhos tradicionais. Com formação autodidata, e apaixonada pelo universo infantil, tem influências de Degas, Rembrandt, Vera Bekin e Marcos Diniz.

 


“Comecei a devorar tudo que encontrava sobre o assunto, e comecei a frequentar a feirinha de artesanato, a visitar o ateliê dos pintores locais. Até hoje procuro informações, pesquiso e estudo muito, mas não tenho formação acadêmica”. Os quadros da artista caminham pela simplicidade desse universo, com acrílico sobre tela. “Gosto também de desenho e agora estou em contato com os lápis aquareláveis, estudos por enquanto”.


 

© Gomes, Ana / AUTVIS, 2015
Telefone sem fio, 2015

 

Seu último trabalho, a tela “Telefone Sem Fio” mostra a simplicidade e alegria da infância “A tela retrata uma brincadeira antiga e, a expressão corporal das meninas diz muito das expectativas e anseios infantis. A diversidade racial também esta lá, porém todas tem a mesma cor, o cinza, num indicativo que todos somos iguais. O colorido das roupas chama a atenção para a valorização do bem material. Mas numa visão bem simplista, é um quadro colorido e alegre. Se só transmitir alegria pra mim já está bom”.

 

© Gomes, Ana / AUTVIS, 2015
Retalhos da Infância

 

 Mas, por que essa representação constante do infantil? "Me afeta o gesto infantil, o muito que isso diz. As crianças se utilizam de vários subterfúgios para te passar uma mensagem e a fala não é o mais recorrente. As brincadeiras antigas, que usavam os corpos, os olhos, o fôlego (não o mouse, o aplicativo) é o que procuro como complemento a imagem infantil".

 

 
Para ver mais obras da artista, CLIQUE AQUI.

 

 

  

Ana foi selecionada para participar do 3º Salão de Outono da América Latina (Soal), projeto do Memorial da América Latina, que visa divulgar as artes plásticas, em maio, na Galeria Marta Traba, do MAL.
 

 

Autor: Bárbara Medeiros | Agência Nova.RS

REDES SOCIAIS AUTVIS
 

Agenda

São Paulo

Olá Maurício !

18/07 a 15/12/2020 - Centro Cultural FIESP

Saiba Mais