News

Fotografia Humanista - Karl Stanzel

©Stanzel, Karl / AUTVIS, Brasil, 2015
Ramada
.

 

 

Karl Stanzel, fotógrafo profissional há mais de 23 anos, filiado da AUTVIS trabalha com fotos para a publicidade na Europa, e desde 2012 está radicado no Brasil. “A fotografia entrou na minha vida aos 13 anos através da arquitetura, pois o meu avô, que era arquiteto na Áustria, na Itália e na Alemanha, precisava de registros de suas obras. Assim, começou a carreira fotografando obras arquitetônicas na Europa. Depois, na minha juventude, estudei engenharia têxtil na Áustria e comecei a fotografar as modelos que desfilariam as novas coleções, e desde 1992 me dedico integralmente à fotografia,”, comenta o fotógrafo.

 

Karl conta que é membro da TAU- Visual de Milão (Associação Nacional dos Profissionais Fotógrafos da Itália). “Estou entre os 50 melhores fotógrafos de publicidade da Itália”. Mas o sucesso do fotógrafo, não se limita à Europa.

 

De acordo com o dicionário Aurélio, fotografia pode significar: 1 Arte de fixar a imagem de qualquer objeto numa chapa ou película com o auxílio da luz; 2 Retrato, vista fotográfica; 3 Oficina fotográfica. Ou seja, uma representação do real, mas para Stanzel, a fotografia também pode ser humanista, preocupada com o outro.

 

Recentemente além de se dedicar mais às fotos publicitárias conta que a fotografia de casamento entrou em sua vida como um trabalho secundário. "Justamente por ser algo que aconteceu aos poucos, é que é especial para mim. Ao fotografar um casamento eu conto a história de duas pessoas e, portanto me mantenho sempre discreto e imperceptível para extrair na íntegra os momentos principais".

 

 

©Stanzel, Karl / AUTVIS, Brasil, 2015

 

 

Em 2013 ele recebeu o XVI Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia, recebido da Câmara Municipal de São Paulo. "Eu não tinha esperança em receber prêmio algum. Fomos à Câmara Municipal de São Paulo, na noite da premiação. Quando minha esposa ouviu meu nome, e eu não acreditei. Fiquei bem encabulado e aos poucos fui sentindo o gostinho da vitória. Em 2014 participei novamente e fiquei como segundo colocado".

 

©Stanzel, Karl / AUTVIS, Brasil, 2015
Foto premiada em 1º lugar.

 

 
O fotógrafo conta que sua maior preocupação hoje, com o advento da fotografia digital, é de que minhas fotos não tomem o caminho correto. "Tenho medo de que elas acabem servindo para divulgar produtos ou serviços desonestos, ou de alguém que se diga autor daquela imagem". E, nesse sentido, o papel da AUTVIS é fundamental "Muitas vezes tenho que seguir caminhos legais para fazer valer o meu direito de autor, e a associação é uma grande ajuda para artistas que querem proteger as suas obras. A AUTVIS representa para mim a união de artistas para defenderem seus direitos autorais em reproduções, como interface entre o artista e seu público".
 

 

VEJA MAIS OBRAS DO ARTISTA EM SUA GALERIA DA AUTVIS - Clique aqui.

 

 

©Stanzel, Karl / AUTVIS, Brasil, 2015

 

 


PARA REPRODUZIR OBRAS DE KARL, ENTRE EM CONTATO CONOSCO - Clique aqui.


 

CURTA PÁGINA DA AUTVIS DO FACEBOOK - CLIQUE AQUI.

Autor: Nova RS - Bárbara Medeiros

REDES SOCIAIS AUTVIS
 

Agenda

São Paulo

Olá Maurício !

18/07 a 15/12/2020 - Centro Cultural FIESP

Saiba Mais