News

DELSON UCHOA

 © UCHOA, DELSON / AUTVIS, 2016
O barulho da festa

 

 

De guarda-chuvas a esculturas: 


Conhecido por obras criativas e grandes instalações, Delson Uchôa atua como pintor e escultor. O artista, nascido em Maceió (AL), estudou pintura na Fundação Pierre Chalita e na França. Além de se aventurar no mundo artístico, o profissional também é formado em medicina.

Suas obras são protegidas pela AUTVIS e se destacam pela combinação de cores vibrantes e alegres.

 


© UCHOA, DELSON / AUTVIS, 2016
Rapsódia Americana
 

 

Dentre os trabalhos de Delson, um dos que mais se destacou foi a instalação “Bicho da Seda”. Para compor o projeto, o artista usou uma série de guarda-chuvas de diferentes cores. As sombrinhas fabricadas na China foram levadas a diferentes pontos do árido sertão nordestino e ajudaram a compor paisagens repletas de cor, luz e contraste.

 

 


© UCHOA, DELSON / AUTVIS, 2016
Bicho de Seda
 

 


© UCHOA, DELSON / AUTVIS, 2016
Bicho de Seda
 

 

Depois que a “Bicho da Seda” terminou, Delson deu nova utilidade aos guarda-chuvas. Alguns deles foram usados em sua oficina artística. Outros serviram de base para a criação de novas obras.
Dois exemplos são as escultura Zigoto Chinês e Satélite Novelo, que provam que o artista pode usar um mesmo objeto para criar obras completamente diferentes.

 


© UCHOA, DELSON / AUTVIS, 2016
Zigoto Chinés



A carreira artística de Delson é recheada de histórias. Em 1993, por exemplo, o artista ganhou uma bolsa de estudos na Alemanha. Além disso, ele recebeu a oportunidade de realizar uma exposição na tradicional na Galeria Springer, em Berlim.

De volta ao Brasil, o profissional realizou sua maior exposição individual em 1996. O projeto, que foi montado em armazéns de açúcar na cidade de Jaraguá (GO), reuniu pinturas produzidas ao longo de aproximadamente 15 anos.

 


Em 2001, seu trabalho virou tema de um documentário produzido pela TV Senac. Dois anos depois, as obras do artista foram expostas na Galeria Tomie Otake, com projetos de outros pintores, como Cássio Michalany e Caetano de Almeida.
Em 2005, o alagoano foi convidado a ocupar espaços no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), em Recife, e no acervo contemporâneo do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.

 

PARA REPRODUZIR OBRAS DO ARTISTA, ENTRE EM CONTATO CONOSCO.

VEJA MAIS DE SUAS OBRAS AQUI NA GALERIA DA AUTVIS .



© UCHOA, DELSON / AUTVIS, 2016
Entre o céu e a terra


CURTA PÁGINA DA AUTVIS DO FACEBOOK .

Saiba mais sobre o DIREITO DE SEQUÊNCIA.

 

Autor: Beatriz Vaccari - Agência Entre Aspas

REDES SOCIAIS AUTVIS
 

Agenda

São Paulo

Olá Maurício !

18/07 a 15/12/2020 - Centro Cultural FIESP

Saiba Mais