News
24 de Maio de 2024
Tomie Ohtake
O legado da renomada artista plástica nipo-brasileira é representado pela AUTVIS.
Entre as principais obras de Tomie Ohtake, destaca-se o Monumento aos 80 anos da Imigração Japonesa, localizado na Avenida 23 de Maio, na cidade de São Paulo.
O monumento é composto por quatro ondas de concreto, que se elevam do chão. Elas representam as quatro gerações de Nikkeis, que são os descendentes de japoneses: Issei (nascidos no Japão), Nissei (filhos de japoneses), Sansei (netos), e Yonsei (bisnetos).
Fotos: Tuca Reinés
Paisagem, As Quatro Estações, Monumento Tomie Ohtake e Estrela do Mar também são outras obras de destaque da artista.
Tomie Ohtake adotou o abstracionismo de maneira única, mas ela também explorou serigrafia, litogravura e gravura em metal.
Nos anos 1980, sua paleta ganhou intensidade e contrastes notáveis. O rigor de suas composições e maestria nas cores renderam-lhe o respeito dos estudiosos. Suas obras se tornaram parte da paisagem brasileira.
Destacando-se tanto na pintura quanto na escultura, Tomie criou painéis para o metrô de São Paulo e esculturas emblemáticas. Suas obras também chegaram aos jardins do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, além de uma produção notável para o Muri Museum.
Participante assídua de bienais e mostras, Tomie recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Nacional de Artes Plásticas, em 1995.
Em 2001, seus filhos fundaram o Instituto Tomie Ohtake, dedicado às artes visuais, localizado em São Paulo.
Em 2014, a cineasta Tizuka Yamasaki lançou um documentário sobre o universo artístico de Tomie Ohtake, em celebração aos 101 anos da artista.
Em 2015, o mundo das artes visuais despediu-se de Tomie Ohtake, que deixou um legado eterno e continua a inspirar várias gerações de artistas.