News

Mostra de Andy Warhol chega ao Brasil em março

Andy Warhol*, Mr. America, super mostra dedicada ao maior nome da pop art, chegará a São Paulo em março, na Pinacoteca do Estado.
 

Atualmente, o Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires, o MALBA, abriga 26 pinturas, 39 fotografias, 57 serigrafias, 44 filmes, duas instalações e testes de câmera com Dennis Hopper (Sem Destino) e Edie Sedgwick, modelo que virou musa do cinema underground após cair nas graças do artista plástico.


Outras peças badaladas que vêm ao Brasil são os retratos de Marilyn Monroe, da ex-primeira-dama americana Jacqueline Kennedy e do líder chinês Mao Tsé-Tung.


O acervo é encorpado, em sua maioria, por material dos anos 60, particularmente da fase The Factory, estúdio em Nova York onde o artista realizou obras como a famosa série com a sopa Campbell.


Trabalhos polêmicos como "Blow Job", média-metragem de 1964 que insinua sexo oral, também entram na retrospectiva, a maior sobre o artista já montada na América Latina.


"Para Cathy (com dois anos de atraso)"


Um auto-retrato de Warhol, mantido distante do público por mais de 40 anos, será leiloado em Nova York. A obra foi entregue pelo artista a Cathy Naso, recepcionista do Factory, em 1967. Ela exibiu o presente por um curto período de tempo, mas o guardou em um armário até agora, passados 22 anos da morte do ex-patrão.


De acordo com a rede britânica BBC, espera-se que o auto-retrato seja vendido por, ao menos, US$ 1 milhão. A venda acontecerá em 11 de novembro, na casa de leilões Sotheby's. Há sete anos, um auto-retrato feito em 1986 ganhou lance de mais de US$ 3 milhões.

 

Cathy, original do Brooklyn, foi contratada após ter ido ao estúdio de Warhol a fim de entrevistá-lo para um trabalho de faculdade. "Fui lá com um amigo para fazer uma entrevista e, de repente, nós éramos as pessoas sendo entrevistadas", ela contou ao jornal The New York Times.


Warhol assinou a obra presenteada, feita em 1965, com as seguintes palavras: "Para Cathy (com dois anos de atraso)".


Em agosto, um quadro de Michael Jackson assinado pelo artista foi a leilão em Nova York.


Fonte: http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/mostra-de-andy-warhol-chega-ao-brasil-em-marco/

 

* Andy Warhol é representado no Brasil pela AUTVIS.

Autor: da Redação da Rolling Stone

REDES SOCIAIS AUTVIS
 

Agenda

São Paulo

Olá Maurício !

18/07 a 15/12/2020 - Centro Cultural FIESP

Saiba Mais