News

Origens inspiram artista plástica

A sabedoria oriental presente em pinturas contemporâneas. É assim o trabalho de Márcia Shizue Sakamoto, artista que trouxe belos trabalhos para duas exposições nos Estados Unidos. Utilizando o silêncio como companheiro de produção, a artista vai construindo um universo próprio.

A estréia da artista no exterior aconteceu na Brazilian Endowment for the Arts (BEA, na sigla em inglês), quando Shizue trouxe um vermelho intenso. Em seguida chegou a oportunidade de homenagear Villa-Lobos nas Nações Unidas. Para ela, a melodia do músico é eterna e ainda se mantém viva e envolvente. “Como a Bachiana n. 5 que muito me inspirou”, disse ela.

Neta de japoneses, Shizue coloca as origens nas produções, mesmo que de forma inconsciente. “Pelo desejo de não perder as raízes, mesmo que um pouco distante”. As obras, dotadas de visível contemporaneidade, conseguem manter fortes elos com a história da arte. O fato está mais do que nítido nas obras “Descobrindo o Mundo” e “Início de Uma Trajetória”, este último responsável pelo segundo lugar no Salão Internacional 2009, do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo – categoria pintura.

Morando na capital paulista, Shizue abandonou temporariamente as cores para se dedicar ao projeto “Dueto”. As obras fazem parte da série preto e branco, sugerida pelo amigo e crítico de arte Oscar D’Ambrosio. A ausência das cores traz um amadurecimento artístico, levando Shizue a um mergulho profundo no mundo da simplicidade, totalmente invisível para nós, simples mortais. “Esquecido nos tempos em que vivemos”.

Sossego da arte motiva criação única
Com a dedicação à pintura iniciada em 2001, quando desenvolveu os primeiros trabalhos, foi somente em junho de 2009 que Shizue se lançou como profissional no mercado. Utilizando técnicas de óleo sobre tela e acrílico sobre tela, a artista é membro da Associação Internacional dos Artistas Plásticos, do Comitê Nacional Brasileiro AIAP/UNESCO, do Sindicato dos Artistas Plásticos do Estado de São Paulo e da Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais (AUTVIS).

O nome artístico Shizue, cujo significado é prosperidade serena, leva a artista sansei a um mundo diferente. Seja em meio a vivas cores ou a neutralidade que convida para a reflexão, ela encontra explicação no próprio nome para conseguir tão bons resultados. “Shizue me envolve na arte silenciosamente, talvez seja pela própria origem...”.

É no endereço www.shizue.com.br que as obras de Shizue poderão ser conhecidas em breve. O website ainda está em construção. Contatos com a artista devem ser feitos através do telefone (11) 9998-8060 ou do e-mail shizueart@hotmail.com.

Fonte: http://www.comunidadenews.com/cultura/origens-inspiram-artista-plastica-5720

Autor: Redação do portal Comunidade News

REDES SOCIAIS AUTVIS
 

Agenda

São Paulo

Olá Maurício !

18/07 a 15/12/2020 - Centro Cultural FIESP

Saiba Mais